sábado, 3 de janeiro de 2015

MINIMAL WAVE


Em agosto de 2014 Natalia Baró definiu o que seria Minimal Wave: 
O mar faz com que a música eletrônica seja densa e profunda. E uma vez que você tropeçar em cima do Minimal Wave cativa com som repetitivo, fortes e frios e mergulhar na atmosfera que se segue. Não há como voltar atrás.
Mas o que é o Minimal Wave?

Essencialmente, é o nome coletivo para os artistas que pertenceram ao lado mais experimental, sem representação da New Wave. Jovens, que inspirado pelas possibilidades criativas, sintetizadores e baterias eletrônicas oferecidos, estúdios de gravação improvisados em seus quartos e graças a uma de quatro pistas e trabalho duro tem auto-produzir suas músicas em fita cassete. Com atitude pura de DIY (Do It Yourself) é o que caracteriza o gênero, mais do que inspiração movimentos de vanguarda, como Construtivismo, Futurismo e existencialismo como filosófico.

No final dos anos setenta e início dos anos oitenta, as condições para o surgimento do gênero ocorreu. Primeiro, sintetizadores e baterias eletrônicas, entre outros instrumentos estavam disponíveis para esses jovens ansiosos para explorar e experimentar o seu lado criativo depois de ser fascinado por batidas eletrônicas e sintéticas que prevaleciam na época, e em segundo lugar cultura DIY e cassete, deu possibilidade de fazer.

Mas o nome que dá coesão a todo o grupo que saiu na época com som e atitude semelhante, Minimal Wave em 2005, muitos desconheciam, até que nesse ano, Veronica Vasicka, criadora do Minimal Wave Records, quis dar voz a todos os grupos e artistas escondidos na história e assim desenterrar seu material para que as novas gerações poderiam apreciá-los. Sob um nome que engloba tudo, se o Cold Wave, Synthpop, Synthpunk, Electropop ou Minimal Eletronics, realiza um extenso trabalho para preservar o som do gênero e continuar o mesmo, criando um universo único em torno destes ritmos escuros e densos.

O estilo está em perfeita harmonia entre as estruturas minimalistas e matérias-primas, padrões repetitivos curtas e ritmos mecânicos. Os vocais são contra a natureza sintética e artificial da base de texturas melódicas e fornecer pistas para a essência do gênero. Estética e atitude fria e mecânica se encaixa perfeitamente com o som.
01 - Nine Circles - Miss Love
02 - Solvent - My Radio
03 - I-F - Space Invaders are Smoking Grass
04 - Modèle Mécanique - Dark of the Moon
05 - Turquoise Days - Grey Skies
06 - Martial Canterel - Frozen Ghetto
07 - Rorschach Garden - State Protection
08 - Mekanik Kommando - Microbes
09 - Esplendor Geométrico - Trybuna Robotnicza I
10 - Calva Y Nada - Fuera

Nenhum comentário: