quinta-feira, 20 de novembro de 2014

E.B.M - Eletronic Body Music

  ”E.B.M”, a primeira vez que se ouviu esse termo foi numa música do Kraftwerk definindo o som de Trans-Europe Express, quebrando qualquer dúvida da paternidade do termo, que Luc Van Acker chegou a reivindicar como seu, mas o Kraftwerk já havia mencionado pelo menos uns 4 anos antes do Front 242 e do A Split Second existirem.

Enfim, o Electronic Body Music, ou melhor, o E.B.M, apesar de ter se popularizado com essa abreviação de seu nome nos anos 80, já nos 70 algumas bandas de synthpop produziam uma sonoridade experimental muito próxima ao que se convencionou chamar de E.B.M nos 80, como o caso do Human League, que demonstra isso claramente em seu primeiro álbum, o Reproduction, com introdução de elementos eletrônicos sombrios e batidas pesadas, fazendo o primeiro disco de uma banda inglesa a dispensar formalmente o uso de guitarras, o que foi completamente revolucionário para a época. Ou seja, mais uma vez devemos ressaltar a importância do Human League na história da música, já que não foram apenas as grandes bandas de Synthpop que foram influenciadas por eles no decorrer das décadas. Outra influência que podemos citar é o Telex, a primeira banda eletrônica da Bélgica, com uma sonoridade extremamente baseada no Kraftwerk, e que contribuiu bastante para o surgimento do E.B.M em seu país.

E falando em Bélgica, foi lá onde surgiram as primeiras e principais bandas desse maravilhoso estilo, Front 242, A Split Second, Neon Judgement, Klinik etc...e claro, espalhando a febre por todo o mundo com inúmeros grupos, Tribantura, C.C.C.P., Bigod 20, Nitzer Ebb, Abfarth, Invincible Limit, Mysterious Art, Signal Aout 42, Skinny Puppy, Front Line Assembly, Umo Detic, Microchip League, Cassandra Complex, Weathermen, Borghesia, Vomito Negro, entre muitas outras. O sucesso foi tão grande que até aqui em terras nacionais surgiu uma das melhores bandas de E.B.M. e Synthpop de todos os tempos, o Tek Noir, produzido pelo mesmo produtor de Cabaret Voltaire, outra grande referência que serviu de base para as bandas de E.B.M.
01 - Front 242 - Back Catalogue - Don't Crash
02 - Clock DVA - Sound Mirror
03 - DAF - Co Co Pino
04 - The Rorschach Garden - Clones
05 - P A L - Das Gelobnis
06 - Tribantura - Lack of Sense
07 - Front 242 - Welcome to Paradise (EDOBOT CLUB RMX)
08 - And One - Military Fashion Show
 

Nenhum comentário: