terça-feira, 4 de outubro de 2011

SAMBA ROCK

Em 1984 o capoeirista Ademarzinho (que Deus o tenha) me apresentou o Samba Rock e fiquei esperando quando o rock ia começar a tocar...em um aniversário ai sim vi como se dançava aquilo que máximo!!! E somente anos depois fui entender que o Samba Rock é uma típica manifestação popular: espontâneo, criativo e, ao mesmo tempo, embora seja um fenômeno de massa, completamente alternativo. Na nossa indústria cultural, toda e qualquer manifestação nascida na periferia e de difícil rotulação acaba crescendo e se criando sozinha. No caso do samba-rock, o grande diferencial é que, ao contrário do que se pensa, esse swing contagiante não é um gênero musical, e sim, um estilo de dança! Uma ótima fusão de rock´n´roll, o mambo, o soul, o samba, o jazz e o rithm´n´blues, todos ritmos populares nos anos 50 e, principalmente, nos anos 60 e 70.
No final dos anos 60, na cidade de São Paulo, a população dos bairros periféricos da capital e do interior de São Paulo realizava muitas festas familiares que, originalmente, eram batizados, aniversários, noivados ou casamentos, mas sempre se transformavam em bailes.
O mundo conhecia o "samba esquema novo" de Jorge Ben. Não era samba, não era rock, não era bossa nova, e era tudo isso ao mesmo tempo. Exatamente por isso, Jorge foi incompreendido pelos sambistas da época, era Jovem Guarda demais, pelos puristas da MPB, era rock demais... Pós-bossa nova, pré-tropicalismo, era o máximo.
Bem, quem conhece vai relembrar esses clássicos abaixo...quem não conhece apresento o Samba Rock.

01 - Quincy Jones- Soul Bossa Nova
02 - I GOT MY MOJO WORKING - JIMMY SMITH
03 - AFRICAN BEAT - BERT KAEMPFERT
04 - Super Cat - My Girl Josephine
05 - Palladium -  Ed Lincoln
06 - Doris Monteiro - É Isso Aí
07 - Elisabeth Viana - Meu Guarda Chuva
08 - Claudette Soares - O Cravo Brigou Com A Rosa
09 - Erasmo Carlos - Estou 10 Anos Atrasado
10 - Jorge Ben & Trio Mocotó - Cosa Nostra (Smooth groove)
11 - Os Incríveis - Vendedor de Bananas
12 - Noriel Vilela - 16 Toneladas
13 - Dave and Ansil Collins - Double Barrel

Dedico essa atualização ao Ademarzinho que deve estar jogando capoeira e ouvindo samba rock em algum lugar no universo.

SambaRock.mp3

2 comentários:

wagner disse...

Parabens pela postagem acabei de acordar e ja estou ouvindo estas beldades. Gosto de Cat Rapes Dog, Fatalmorgana, SPARTAK, Inside Treatment, Image Transmission etc mas naum dispenso um bom samba-rock e até moda de viola eu acho que representa bem a cultura de nosso país...

vlw amigo

Carol disse...

Fiz uma viagem semana passada e a trilha sonora foi muito samba rock! Na minha "aborrecência", tinham dias em que se colocava o rádio na rua e o pessoal dançava na esquina.
Muito bom!