quinta-feira, 5 de maio de 2011

B R I T P O P

O rock’n’roll surgido na América dos anos 50 foi importado pela Inglaterra e digerido sem muita pressa. A partir de 1963, os ingleses começaram a exportar sua versão revista e ampliada, com o estouro da Beatlemania e a conseqüente Invasão Britânica mundo afora,The Animals, The Who, enfim. Os Beatles e seus contemporâneos colocaram a Inglaterra no mapa da música internacional com um rock genuíno – iê iê iê para muitos, merseybeat para outros. As raízes do Brit Pop surgiram naquela fase 1963-1966 e contam uma história fundamental para o rock mundial, inclusive para o Brasil – onde tudo isso foi combustível para a Jovem Guarda e para o que veio a seguir.

Bem, dai vieram os anos 70 e eram dominados pelas bandas de estádio com concertos bombásticos como os Pink Floyd e os Led Zeppelin, o Glam Rock de David Bowie ou Bryan Ferry ou pelo Punk dos Sex Pistols, Clash e The Damned.
Os anos 80 vocês conhecem bem, mas estes também chegaram ao fim. Se o punk estava quase morto após ter-se tornado quase numa paródia de si mesmo, os movimentos que provocaram afetaram o desenrolar da história da música, desde os gêneros derivados (como o post-punk e o New Wave).
Entrando nos anos 90, os miolos de Kurt Cobain já não estavam mais dentro da caixa crâniana dele e alguém precisava fazer alguma coisa. Foi quando o Blur e o Oasis começaram a fazer sucesso. Um pouco antes disso, a Inglaterra deu ao mundo o primeiro disco do Radiohead, Pablo Honey, com o sucesso Creep. Dos anos 2000 trago o Franz Ferdinand. Acompanhe o Britpop com sua sonoridade...I don't belong here... I don't belong me ( as duas frases finais de Creep: Eu não pertenço a este lugar, Eu não me pertenço.
Undergrounder Podcast, boa música sempre!

01 - Placebo - Where Is My Mind
02 - Suede - Beautiful Ones
03 - Radiohead - Creep
04 - Pulp - Common People
05 - Blur - Entertain Me
06 - James - Laid
07 - Monaco - What Do You Want From Me
08 - Franz Ferdinand - Sexy Boy (Air Cover)
09 - The Verve - Sonnet
10 - Cast - Walk Away
11 - Oasis - Champagne Supernova

Apoio técnico, Flávio Richards e Marcelo Araújo.
Voz: (um certo programa tradutor...hehehe)



Britpop 05-11.mp3
http://www.4shared.com/audio/qCza3znv/Britpop_05-11.html

Nenhum comentário: